top of page

Erros comuns na criação de catálogos de produtos e como evitá-los

Criar um catálogo é uma ferramenta essencial para muitas empresas divulgarem seus produtos de forma direta, atraindo e informando potenciais clientes.


Esse tipo de material personalizado traz visibilidade para a marca, deixando uma impressão duradoura e marcante na mente do consumidor.



Erros comuns na criação de catálogos de produtos e como evitá-los

No entanto, eventuais erros na hora do desenvolvimento e criação desses materiais, podem influenciar diretamente no resultado final,

comprometendo a sua eficácia.


Neste artigo, exploraremos os erros mais comuns na criação de catálogos de produtos e como evitá-los, atraindo assim novos clientes para a sua marca.


Boa leitura!


Erros comuns na criação de um catálogo de produto: 


Ao desenvolver um catálogo de produtos tanto físico, como digital, alguns cuidados são necessários, evitando retrabalhos no futuro. 


Os erros mais comuns são: falta de clareza nas informações do briefing, imagens de baixa qualidade, erros ortográficos e gramaticais, informações desatualizadas e escolha errada do público-alvo.   


Falta de Clareza nas Informações:


Um dos principais erros que devem ser evitados, é a falta de detalhes e clareza nas informações fornecidas. Descrições vagas ou incompletas podem confundir os clientes e reduzir as chances de venda.


Imagens de Baixa Qualidade:


Imagens com baixa qualidade, dimensões e cores erradas dos produtos, podem causar uma má impressão e desmotivar os clientes, ocorrendo perda nas vendas. 


Erros Ortográficos: 


Erros ortográficos e gramaticais podem prejudicar a credibilidade, distraindo o leitor e diminuindo a confiança no profissionalismo que a empresa quer passar.


Informações Desatualizadas:  


Manter informações desatualizadas sobre preços e produtos fora do estoque, podem levar a problemas de comunicação e gerar a insatisfação de potenciais clientes. 


Público-alvo:  


Ignorar as necessidades e preferências do público-alvo pode resultar em um catálogo genérico que não atrai o interesse dos clientes.  


Como evitar esses erros:  


Após conhecer os erros mais comuns na criação e divulgação de um catálogo de produtos, solucionar esses erros é algo fácil e deve ser aplicado antes da impressão e publicação no caso dos físicos e digitais respectivamente. 


Inclua informações essenciais: 


Deve ser incluído na produção textual e visual do catálogo, por meio de uma exposição clara e objetiva, todas as informações essenciais, como especificações técnicas, benefícios, e instruções de uso. 


Invista em fotos reais: 


Invista na produção de imagens e fotografias profissionais de alta resolução que destaquem os detalhes, a qualidade e os vários ângulos dos produtos. 


Revise os textos:


Faça a revisão dos textos várias vezes antes da publicação final e se possível, conte com um revisor profissional para garantir a correção ortográfica e gramatical.


Faça atualizações regularmente:


Atualize regularmente os catálogos com os lançamentos e as informações mais recentes sobre os produtos, preços e disponibilidades.


Adapte o Conteúdo:


Conheça bem o seu público-alvo e adapte os conteúdos e o design dos catálogos, de acordo com as respectivas necessidades de cada um. 


Conclusão


Criar um catálogo de produtos eficaz requer atenção aos detalhes e um entendimento claro do que os clientes procuram. 


Evitar erros comuns na sua produção, pode aumentar significativamente a eficácia dos catálogos, contribuindo para o sucesso das vendas.


Aqui na FW2 Propaganda temos uma equipe de profissionais experientes que podem te ajudar na criação de catálogos físicos e digitais, evitando erros e trazendo muito mais credibilidade para a sua marca. 


Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos te ajudar no desenvolvimento de catálogos de produtos personalizados.


Quer ver mais conteúdos como esse? Clique aqui e confira nossos artigos!


16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page